MESTRE BIU DO COCO: UM DOS GRANDES NOMES DA CULTURA POPULAR DE PE
Severino José de França, o Mestre Biu do Coco, como é mais conhecido, é um dos maiores mestres de coco de roda, da ciranda e da embolada da Zona da Mata de Pernambuco, e um dos mais conhecidos do Brasil. Lidera o Coco Popular de Aliança e a Ciranda Xodó de Aliança. Com sua rima e seu pandeiro já levou nossa cultura para palcos de Pernambuco, do Brasil e do mundo.
O Mestre Biu, é um dos 13 filhos de Maria José de França e José Severino de França. Nasceu e cresceu no Engenho Pendência, no município de Aliança, onde começou a trabalhar desde cedo para ajudar a família. Os pais trabalhavam no roçado e na zona canavieira e já na adolescência ele e sua família se mudaram para o sítio do Mestre Batista em Chã de Camará, Aliança, onde através do convite de um amigo para uma caravana nos brinquedos populares do Mestre Batista, Maracatu, coco de roda e Ciranda começou sua carreira na cultura popular.
Atualmente, o Mestre Biu, lidera o grupo Coco Popular de Aliança fundado a mais de 20 anos, e a recém criada Ciranda Xodó de Aliança, fundada em 2019. O Coco Popular de Aliança, nasceu em setembro de 1998 em parceria com José Lourenço da Silva, filho de Mestre Batista, que fundou o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. O grupo gravou seu primeiro CD Arrochando o Coco na Umbigada em março de 2007 e já participou de vários Festivais no Brasil e na Europa. A Ciranda Xodó de Aliança foi fundada recentemente, em 2019, já na sua liderança, e representa os sonhos de cantador do Mestre Biu.
Além da liderança em grupos populares, Mestre Biu tem se dedicado a transmissão do seu conhecimento as próximas gerações, através de oficinas em escolas e projetos sociais. Sua poesia alegre e contagiante retrata muitas cenas da vida na zona rural e convida todo mundo pra arrasta o pé no terreiro.
Para conhecer mais sobre esse ilustre artista assista o Documentário Mestre Biu do Coco: Entre a Realidade e a Arte no link:
https://www.youtube.com/watch?v=Wo2gJlxW2c4