BIU CABOCLO: VIOLEIRO, MESTRE DE MARACATU E DE COCO DE RODA

Considerado um dos mais importantes personagens da cultura popular pernambucana, Severino José de Souza, conhecido como mestre Biu Caboclo, se destaca na viola, maracatu e coco de roda.

Natural de Glória do Goitá/PE, consolidou sua carreira em Lagoa de Itaenga, onde mora, na Mata Norte de PE, sua relação com a cultura vem desde a infância, quando morava na zona rural. Dentro do universo da arte, sua maior paixão é a criação de versos de improviso. Talento que nasceu autodidata, sem necessidade de ir à escola ou à faculdade. Há mais de cinquenta anos ele tem buscado, por meio de seu talento, reinventar-se. Ele iniciou sua vida nos palcos, como cantador de viola. Logo depois, tomou graça por outras artes, a exemplo de cantador de coco de roda, ciranda e mestre de maracatu rural. Ao longo dessa caminhada já gravou vários CDs, e produziu mais de 150 músicas autorais. Trabalho feito exclusivamente de improviso, e com jeito peculiar de falar e se expressar.

A vocação para repentista surgiu desde a infância quando acompanhava seu pai Zé Caboclo nos eventos culturais promovidos nas casas dos amigos; Su pai cantava folhetos e versos de coco-de-roda tradicional nas festividades juninas. Aos 18 anos iniciou a carreira artística como violeiro, herdou do seu pai o dom e o apelido "Caboclo", passando a ser conhecido popularmente como Bio Caboclo. Aos 20 anos, foi convidado a ser mestre de maracatu, mesmo período em que começou a cantar o coco-de-roda.

O ‘‘Multipoeta’’ com seu talento artístico de violeiro, Mestre de Maracatu e Cantador de Coco-de-roda, vem representando ao longo de sua vida, de forma original e singular a cultura nordestina, em especial, a arte do coco de roda. Reconhecido como referência na cultura popular, passou ser chamado por seus admiradores de "Lenda viva da Cultura". Formou o Grupo Cultural Caboclo, englobando o coco de roda, o maracatu rural, a cantoria de viola e a ciranda. Nas artes que exerce a marca do poeta é o improviso.

Iniciou a carreira artística como violeiro aos 18 anos, acreditando na arte do repente, como possibilidade de fugir da triste realidade de trocar sua terra pelo sudeste. Com o dinheiro da passagem que o levaria para São Paulo comprou sua primeira viola. Sua primeira cantoria foi na casa de amigos de seus pais. Anos depois passou a realizar apresentações em um programa de viola ao vivo, na extinta rádio Planalto de cidade do Carpina/PE. Atuante na cena cultural, promoveu oito festivais de violeiros em Lagoa de Itaenga/PE, entre o fim da década de 90 e início do 2000.

Maracatu- Aos 20 anos começou cantar como mestre de maracatu rural, teve sua carreira consagrada com várias sambadas, com os mestres mais renomados do seguimento, tornando-se referência na região, sendo um dos mais aguardo pelo público nas apresentações em palanques, passou também ser considerado o carrasco das sambadas, por ser destemido, cantar de improviso não dando chance para os adversários. Gravou 04 Cds e mestrou vários maracatus entre eles; Leão Africano, Carpina - Leão da Serra, Lagoa de Itaenga-PE - Pavão Dourado, Feira Nova-PE - Cambinda Dourada, Camaragibe-PE Águia Dourada, Glória do Goitá-PE -Leão das Cordilheiras-PE Maracatu de xota, Lagoa de Itaenga-PE - Leão vencedor, Carpina-PE, Estrela Dourada, Buenos Aires/PE - Carneiro da Serra, Glória do Goitá/PE Pavão Dourado, Lagoa do Itaenga/PE - Pantera Nova, Araçoiba/PE.

Coco de roda- Como Mestre no coco de roda, o poeta tornou a manifestação cultural antes pouco valorizada, na mais expressiva atividade cultural da cidade de Lagos do Itaenga, sendo hoje referencia na região com a maior roda de coco do Nordeste, o levou o município a ganhar título de “Capital Estadual do Coco de Roda”, com o texto base da lei referenciando o trabalho do poeta frente o seguimento no município, (ALEPE; Lei 15.389, de 13 de outubro de 2010).

Gravou 12 Cds e 01 DVD de coco de roda. O coco de roda do Poeta Bio Caboclo tornou-se tradição nos festejos junino de Lagoa do Itaenga, bem como, Chã de Alegria e Feira Nova. Com o coco o Poeta Já se apresentou em diversos eventos.

Quer saber mais sobre o Mestre Bio Cabolo? Acesse esse perfil nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/gccaboclo

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/biocaboclo