leonilton carneiro: expoente da literatura na mata norte

A perfeição da rima e métrica de seus poemas encantam os leitores


Já são 35 anos transformando sentimentos em versos. Quando escreveu o seu primeiro livro de poemas, “Como o Sol” (1986), ele não imaginava que esse seria o pontapé para uma carreira renomada na Literatura.

O gosto pela leitura e a facilidade com os textos o conduziram as salas de aula como educador. A publicação dos demais títulos acompanharam a sua trajetória e hoje já coleciona 26 livros, com outros aguardando o lançamento.

Leonilton Carneiro, 78 anos, nos recebeu no aconchego da sua casa, na cidade de Carpina, onde tem se inspirado para compor seus versos. Na companhia da esposa, Amélia Carneiro, com quem teve cinco filhos: André, Márcio, Aline, Rosane e Rosaline, tem compartilhado os momentos marcantes de sua carreira.

A conversa foi marcada por lembranças e risos que demonstram a espontaneidade do poeta ao falar de sua trajetória. Ele é natural de Recife, mas já está em Carpina há 66 anos e fala com admiração desta cidade.

Leonilton é formado em Letras e em Pedagogia. Lecionou em Carpina nas escolas José de Lima Júnior, João Cavalcanti Petribu, Salesiano, Independência, Pio X e Santa Cruz. Na cidade de Tracunhaém trabalhou nas escolas Agamenon Magalhães e Walfredo Pessoa e em Nazaré da Mata foi professor na Escola de Aplicação Professor Chaves e Colégio São José. Ainda trabalho na escola João Vieira de Lagoa de Itaenga e Francisco Siqueira em Lagoa do Carro. Exerceu ainda o cargo de diretor em algumas escolas e foi Secretário de Educação de Carpina e Lagoa do Carro e Orientador Educacional na Escola Salesiana Padre Rinald, em Carpina.

Em seus textos ele nos oferece a leveza de poemas bem elaborados, com uma linguagem lírica e que retrata temas como o amor, cumplicidade, amizade e solidariedade, por exemplo. Afinado com a literatura clássica, o autor traz na harmonia dos versos temas filosóficos, românticos e de cunho político e social.

Entre os livros publicados estão Colcha de Versos, Mar de Rosas, Arco do Triunfo, Sonho de Poeta, Provérbios em Versos I e II, Soneto, Poema Passo a Passo, Por trás da porta, Educação a prova, A ponte, Irmãos Gêmeos, entre outros.

O destaque está na obra “Palmas para a harmonia conjugal”, publicado pela Editora Paulinas, em 2017. A obra é um resumo das palestras preparatórias para noivos sobre a harmonia conjugal que ele realiza na Paróquia de São José do Carpina-PE. O texto é um convite para a construção harmoniosa de um casamento, regado pela paciência, sabedoria e amor. Outro importante trabalho em sua trajetória é o livro “História de uma educação”, que descreve as histórias com os alunos que trabalhou, mas sem citar os nomes. Essa troca de experiências enriquece a narrativa nos relatos sobre a educação.

Quer conhecer mais sobre o escritor? Acompanha a entrevista exclusiva no o Podcast Nossa História, Nossa Memória e acompanha o seu perfil no https://www.facebook.com/leonilton.carneiro.